


A Torta Holandesa está na vida dos Brasileiros. Essa criação é um exemplo de produto-categoria. Em outras palavras, a Torta Holandesa ganhou seu espaço no coração dos Brasileiros. Você está convidado para conhecer mais sobre a história dessa criação aqui no meu site.
Neste texto vamos falar sobre a Torta Holandesa, sobre a origem do nome e a história da criação, porque algo tão popular traz também muitas visões diferentes, interpretações. Vamos começar com um pouco sobre o nome, mas também falar sobre a história:
Segundo a página Torta Holandesa da Wikipedia, a sobremesa é totalmente brasileira e não possui nenhum vínculo com os Países Baixos, onde as sobremesas são, geralmente, feitas no forno (como Appeltaart e Vlaai), e não geladas. Essa introdução pode ser um pouco acelerada. Ou contraditória, dado que a mesma página diz mais adiante que a Silvia decidiu então batizar a sobremesa que havia criado em homenagem aos seus patrões holandeses de quando ela trabalhava na Inglaterra.. Agora você está convidado para uma outra visão. Vamos olhar para essa história com um olhar menos acelerado. Desta forma, poderemos entender "o segredo da Torta Holandesa".
Foi no Café Bruges, no início da década de 90, que nasceu a Torta Holandesa. Na Avenida Irmã Serafoma, no centro de Campinas, "nascia assim o Café Bruges, uma referência à linda e romântica cidade belga que eu havia conhecido e me apaixonado." Sei que é breve, contar assim, mas este é o convite para que você possa ler essa história com um outro ponto de vista. E sentir um pouco sobre a ideia do "Se a Tiva Tivesse Receita".
Por fora era mais ou menos como no desenho abaixo:

E no livro eu contei mais ou menos assim: "Apesar de pequeno, nosso café ficou extremamente charmoso. Vovó costurou forros para os cestinhos de pães com tecido xadrez verde e branco, bem como jogos americanos do mesmo tecido" (LEITE, 2025, p. 113).
No livro Se a Vida Tivesse Receita, tem muito mais sobre isso. Como o capítulo "A família de Jean Peeter e o resgate da minha paz":
Foram muitas tortas, compotas, caldas, chutneys e geleias saboreadas por todos. Além das maçãs e framboesas, havia cerejas e amoras também. Logo meu patrão tornou-se um grande amigo que reconheceu minha dedicação e me incentivou diariamente no aprendizado da língua e na recuperação da alegria e do prazer em viver. Ele me dava muita liberdade na educação e rotina das crianças. Tudo o que eu precisava fazer era proporcionar a ele momentos de paz para que ele pudesse cumprir seus prazos editoriais.— Silvia Leite · Se a Vida Tivesse Receita

Foto licenciada sob Creative Commons CC BY-SA 4.0. Ao reutilizar, credite "Silvia Leite" e mantenha o link para a página https://www.silvialeite.com.br.
Visite o link História da Torta Holandesa para conteúdo disponível sob licença Creative Commons CC BY-SA 4.0. "Se a Vida Tivesse Receita" são denominações de propriedade da autora, voltadas à divulgação de sua trajetória e obras. © 2025 Silvia Leite.